História da Delaine

Delaine La Gatta Carminati, Médica especialista em Saúde da Família e Docente ZikaLab

Eu fui docente e discente. Achei importante fazer os demais módulos para fazer a multiplicação para os meus colegas de trabalho. O curso foi muito interessante, instrumentalizou os profissionais da atenção pri- mária e de todas as áreas.

Nós conseguimos pelo município apresentar um fluxograma de como será a assis- tência a essa gestante que apresente alguma alteração sugestiva de Zika.
Isso foi um progresso, um ganho muito grande para o município. Então para a assistência primária nós temos esse fluxograma para a gestante com a confirmação ou a suspeita de vírus Zika, durante o pré-natal.

O módulo quatro foi sobre a assistência à criança, quando ela nasce com a microcefalia ou a Síndrome Congênita do Zika. Ressaltou a importância do exame físico e neurológico apurado, dentro da atenção pri- mária. Nós somos os norteadores desse sistema e por isso precisamos fazer uma avaliação muito acurada dessa criança, para se detectarmos a alteração, podermos encaminhar para o melhor serviço de referência.

O módulo cinco, que eu ministrei, tinha como objetivo despertar o olhar para essa intervenção oportuna, a estimulação precoce dessas crianças. Mostrando o que na atenção primária pode ser feito dentro do escopo de ações nessa parte.

O projeto foi muito importante para a formação de todos os profissionais e para podermos ter uma política municipal de enfrentamento do Zika e das morbidades que podem vir dele.

Nome:
Endereço: /