Pedreira e Demerval Lobão realizam as primeiras oficinas

Atividades esportivas, rodas de conversa e criação de identidade de grupos marcaram a estreia dos adolescentes no Cidadania Jovem

As cidades de Pedreira (São Paulo) e Demerval Lobão (Piauí) deram início neste sábado, 27 de abril, às oficinas do projeto Cidadania Jovem. Em Pedreira, o coordenador dos monitores, Leandro Moura, falou sobre o projeto aos adolescentes, que na sequência se apresentaram por meio da “dinâmica da bola”, em que cada um fala e em seguida passa a bola para o outro.

Os adolescentes também tiveram atividades esportivas, deram sugestões para as oficinas e se dividiram em grupos. Com a ideia de criação de identidade, os adolescentes se concentraram no trabalho de definir um nome, desenhar marca e inventar o grito de guerra para as equipes. Boa parte das ideias surgiu à sombra das árvores da escola onde o CJ é realizado.

 

DEMERVAL LOBÃO

Em Demerval Lobão, o dia já começou agitado. A Prefeitura convidou os pais dos adolescentes para apresentar o projeto e organizou uma mesa de honra, que teve a participação de diversas autoridades locais: o prefeito, Luis Gonzaga de Carvalho Junior, as secretárias municipais de Saúde,  Andréia Cavalcante, e de Educação, Maria Campelo, e o presidente da Câmara Municipal, Mavilson Veloso. Também esteve presente a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) do Piauí, Leopoldina Cipriano.

Em seguida começaram as atividades do primeiro dia de oficina, com apresentação de um grupo de capoeira da cidade, que tem como integrante um dos monitores do CJ. A coordenadora dos monitores, Leidiane Neres, informou que os adolescentes gostaram muito e que a capoeira fará parte das atividades de arte e movimento previstas no projeto.

A coordenadora faz um balanço positivo da estreia. Segundo ela, foi muito produtiva a roda de conversa entre monitores e adolescentes, que se apresentaram e puderam se expressar. “Todo mundo participou das brincadeiras e das conversas. Os jovens ficaram tão empolgados que alguns nem queriam ir embora no final do dia. Mas sabemos que este não é um público fácil, então vamos nos esforçar muito mais, porque fomos escolhidos para dar segurança aos adolescentes e fazer um trabalho bonito”, conclui.

VIAGEM AO PARQUE

Empolgado com o projeto também está o prefeito de Demerval Lobão. Na abertura dos trabalhos, Carvalho Júnior anunciou que a Prefeitura promoverá um passeio de graça para estimular a frequência dos adolescentes. Só terá direito quem participar das oficinas durante os 10 meses de duração do projeto, dentro de critérios pré-estabelecidos.

A viagem será para o município de São Raimundo Nonato, que fica a quase 500 quilômetros de Demerval Lobão e tem como principal ponto turístico o Parque Nacional Serra da Capivara.Tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade, o Parque é considerado o mais antigo sítio arqueológico das Américas, reúne a maior concentração de pinturas rupestres do mundo  e abriga o Museu da Natureza, que conta a história da caatinga.

Fotos: Meyre Souza (Demerval Lobão) e Leandro Moura (Pedreira)