Sobre IPADS

O IPADS é uma organização sem fins lucrativos, que atua na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento social e com a melhoria da qualidade de vida da população, apoiando a formulação, implantação e avaliação de políticas, programas e projetos. O trabalho do Instituto é caracterizado pela interdisciplinaridade, principalmente pela atuação conjunta de seus associados que buscam uma abordagem integral das necessidades do cidadão.

 

Foi uma das primeiras organizações a receber a titulação de OSCIP no país em fevereiro de 2001.

MISSÃO

É missão do IPADS contribuir para a formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência e promoção social, desenvolvimento urbano e meio ambiente, por meio de consultorias, estudos e pesquisa prestados por uma equipe multiprofissional qualificada.

VISÃO 

Constituir-se como uma organização referência no apoio à formulação, implementação e acompanhamento de políticas, programas e projetos nas áreas de desenvolvimento social, desenvolvimento urbano e meio ambiente.

VALORES 

São valores que norteiam o trabalho da nossa instituição: a transparência, a ética, a qualidade, a excelência e o compromisso social.

Histórico de projetos realizados

2015/2017

  • Elaboração do Plano de Atuação do corpo gerencial e técnico, junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ).
  • Elaboração de documento técnico da Linha de Cuidado dos portadores de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, por intermédio da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS).
  • Organización y financiación de Redes de Atención en Salud con Enfoque de Atención Primaria, com o BID.
  • Elaboração de instrumentos de avaliação da rede municipal de educação de Atibaia/SP.
  • Capacitação de profissionais de saúde para humanizar o atendimento ao paciente em hospitais públicos e maternidades.
  • Capacitação de profissionais de saúde para a abordagem e tratamento do Zika vírus.
  • Formulação do curso “Qualificação do cuidado em saúde nas RAS” e treinamento de monitores com a SES – SP.

 

2013/2014

  • Análise da Atual Situação da Rede Materno – Infantil em Sergipe.
  • Elaboração de Quadro Síntese e Fluxograma da Linha de Cuidado de DST/AIDS.
  • CEALAG, por intermédio da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS).

2005/2009

  • Apoio à formulação de Plano Municipal de Saúde de Cordeirópolis.
  • Apoio para formulação de Plano Municipal de Saúde aos municípios de Formosa e Luziânia.
  • Realização de concurso público para o setor saúde de Cordeirópolis.
  • Metodologia para diagnóstico da atenção a Saúde em Regiões Metropolitanas com ênfase nas Linhas de Cuidado Definidas pelo QUALISUS Rede.
  • Projeto de preparação para a execução do projeto QUALISUS-Rede.
  • Plano de trabalho para o desenvolvimento de estudo de avaliação do projeto VIGISUS II, como estratégia de modernização do sistema nacional de vigilância em saúde.

 

2001/2002

  • Estudo sobre modelos assistenciais para AIDS e implementação de alternativas sustentáveis.
  • Assessoria e consultoria para o desenvolvimento do SUS em Cuiaba/MT.
  • Apoio à elaboração de plano de trabalho para o desenvolvimento de programas e projetos no âmbito do SUS em Limeira/SP.
  • Qualificação para Conselheiros Municipais de Saúde em Ibaté/SP.
  • Apoio à elaboração do Plano Municipal de Saúde em Rondonópolis/MT.
  • Implementação de novas práticas e instrumentos de contratualização de serviços de saúde em Mato Grosso.
  • Apoio às atividades do XVII Congresso nacional do CONASEMS em Vitória/ES.
  • Consultoria à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo.
  • Desenvolvimento de Projeto Estratégico para Universidade de Pouso Alegre/MG ( UNIPA)
  • Análise epidemiológica de pacientes com hepatite C.

Nossos números

40 Projetos realizados
Mais de 15 mil pessoas impactadas pelos projetos

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Nossa Equipe

O IPADS conta com uma equipe altamente qualificada, formada por profissionais de diversas áreas do conhecimento, com grande experiência junto aos setores público e privado. A equipe de associados da organização é formada por docentes e pesquisadores extremamente comprometidos com o desenvolvimento social.

  • CAMILA BENVENUTO
    CAMILA BENVENUTO

    Psicóloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com pós-graduação em Gestão de Ambientes Inclusivos, pela Universidade Cidade de São Paulo. Experiência internacional em residência inclusiva para pessoas com deficiência em Richmond Hill / Canadá. Atuou na coordenadoria de projetos de inclusão na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – SMPED, como supervisora na APAE de São Paulo, como diretora executiva no Instituto Mara Gabrilli. Atualmente é consultora em projetos, e cursa especialização em Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da USP.

  • CARMEN CECILIA DE CAMPOS LAVRAS
    CARMEN CECILIA DE CAMPOS LAVRAS

    Médica Sanitarista, especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde, doutora em Saúde Coletiva. Sócia Fundadora do IPADS, foi docente do Departamento de Medicina Social e Preventiva da FCM da PUC Campinas durante 25 anos. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da UNICAMP. Desenvolve projetos com foco nas seguintes áreas: política de saúde, organização de sistemas e serviços de saúde, integração de sistemas de saúde; estruturação de instâncias gestoras do SUS; avaliação e controle em saúde, desenvolvimento de recursos humanos em saúde.

  • DOMENICO FELICIELLO
    DOMENICO FELICIELLO

    Médico, doutor em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: política de saúde, Redes de Atenção à Saúde e, administração pública em saúde. Possui experiência em administração de Instituições de Ensino Superior, especialmente em Comunicação, Planejamento Estratégico, Avaliação Institucional e Gestão de Projetos. Atualmente é pesquisador da Universidade Estadual de Campinas.

  • ERIC F. KANAE PASSONE
    ERIC F. KANAE PASSONE

    Psicólogo, mestre e doutor em Educação. Atuou e coordenou projetos socioeducativos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Foi docente da Universidade Metodista de Piracicaba. Realizou seu pós-doutoramento na Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de análise de políticas públicas, pesquisa-ação, pesquisa-intervenção nas áreas de educação e saúde.  Atualmente coordena a elaboração do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Ibirapuera e apoia o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP-UNICAMP) como pesquisador colaborador.

  • JOSÉ CARLOS RAMOS DE OLIVEIRA
    JOSÉ CARLOS RAMOS DE OLIVEIRA

    Médico, professor de Clínica Médica aposentado da UNICAMP e PUCCAMP, mestre e doutor em Medicina Interna ou Clínica Médica, com pós-doutorado em Sistema de Cuidados de Saúde e Gestão Hospitalar pela Technion, Universidade de Haifa, Israel. Foi gestor de vários hospitais e DIRs da SES-SP, Secretário Municipal de Saúde em Mogi das Cruzes-SP e Superintendente do IAMSPE-SP. Atuou como Consultor no Ministério da Saúde e organismos internacionais (BID e Banco Mundial). Atua desde 2015 em projetos voltados para a organização do SUS e gestão hospitalar junto ao NEPP-PESS-UNICAMP.

  • JULIANA PASTI VILLALBA
    JULIANA PASTI VILLALBA

    Dentista Sanitarista, doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Foi docente da Universidade Paulista de 2001 a 2012. Atuou como Odontóloga da Coordenadoria de Serviços Sociais, CSS/CECOM/UNICAMP. Desde 2012, atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da UNICAMP, participando de estudos e projetos de intervenção, assessorias e consultorias que visam apoiar a formulação de políticas e ações estratégicas voltadas a integração e qualificação do SUS, relacionados aos temas: Redes de Atenção à Saúde, Linhas de Cuidado, Regulação em Saúde e Recursos Humanos em Saúde.

  • KAREN SARMENTO COSTA
    KAREN SARMENTO COSTA

    Farmacêutica, especialista em Saúde Pública (Unesp), mestre e doutora em Saúde Coletiva (Unicamp). Pós-doutorada na área de Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica na Universidade de Barcelona/Espanha. Foi Coordenadora Nacional da Assistência Farmacêutica Básica do Ministério da Saúde e consultora da Organização Pan-Americana de Saúde. Coordenou programas e pesquisas nacionais com financiamento do Governo Federal e Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e pesquisadora no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas- NEEP da Unicamp e Pós-doutoranda na UFRGS. Atua nas áreas de Política e Sistemas de Saúde, Gestão em Saúde e Políticas Farmacêuticas.

  • MARIA JOSÉ C. NOGUEIRA DE SÁ
    MARIA JOSÉ C. NOGUEIRA DE SÁ

    Psicóloga especializada em Planejamento e Gerenciamento em Saúde. Foi docente na PUC- Campinas por 25 anos e gestora de organizações sociais. Atua na área de saúde coletiva, saúde mental e geração de renda com experiência em projetos para: desenvolvimento da atenção primária em saúde, política e serviços de saúde mental, planejamento municipal e regional em saúde e formulação e implantação de projetos sociais.

  • MARIA REGINA M. DE ALMEIDA
    MARIA REGINA M. DE ALMEIDA

    Fisioterapeuta, mestre em Educação em Saúde, especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde. Atuou como gestora e docente na Pontifícia Universidade Católica de Campinas por 25 anos. Desenvolveu consultorias em projetos voltados à 3ª Idade (PUC-Campinas) e como apoiadora na estruturação de Linha de Cuidado da Gestante e Puérpera no SUS. (NEPP-Unicamp). Apresenta experiência em gestão e assistência de serviços de saúde tendo atuado em Unidades Básicas de Saúde no SUS Campinas e ambulatório de especialidades. Temas de experiências: envelhecimento e atenção primária em saúde.

  • MARIA TERESA D. F. P. M. PORTO
    MARIA TERESA D. F. P. M. PORTO

    Enfermeira especialista em Saúde Pública e Advogada especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos para o SUS, mestre em Demografia pela Unicamp. Possui experiência na área de Saúde Coletiva, tendo coordenado e participado de projetos nas áreas de: Planejamento em Saúde, Sistemas Regionais de Saúde, Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Governança Regional em Saúde, Envelhecimento Populacional e Direito Público. Compõe a equipe de pesquisadores associados ao NEPP/UNICAMP.

  • ORLANDO MÁRIO SOEIRO
    ORLANDO MÁRIO SOEIRO

    Farmacêutico, bioquímico e mestre em Química de Produtos Naturais. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e presidente do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS). Realizou consultorias técnicas para o Ministério da Saúde em projetos de organismos internacionais OPAS e BIRD atuando nos seguintes temas: Política de Assistência farmacêutica e Cuidado Farmacêutico em Saúde. Possui experiência também na implantação de serviços de Cuidado Farmacêutico.

  • RAFAEL BUCHALLA B. FERREIRA
    RAFAEL BUCHALLA B. FERREIRA

    Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Atualmente é Diretor da Avaliativa Gestão de Informações Educacionais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing.

  • THIAGO L. TRAPÉ
    THIAGO L. TRAPÉ

    Psicólogo, Doutor em Política, Planejamento e Gestão pela Unicamp. É docente e pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva FMUSP, Faculdade São Leopoldo Mandic e pesquisador associado do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas- NEPP/ Unicamp. Colaborou em projetos de formulação de linhas de cuidado, diagnósticos de redes de atenção à saúde e vem coordenando projetos de capacitação e intervenção no SUS (Zikalab, PoliSUS- Planejamento e Gestão em Saúde e Humanização de Maternidades). Possui experiência em gestão de saúde, saúde mental, humanização em saúde, atenção primária à saúde e avaliação de serviços e políticas de saúde.

  • TISUKO SINTO RINALDI
    TISUKO SINTO RINALDI

    Médica pediatra e sanitarista com especialização em Saúde Pública. Atuou essencialmente em serviços públicos. Foi titular da Secretaria Municipal de Saúde de Jaú/SP, chefiou vários setores dos órgãos da Secretaria do Estado da Saúde e foi gestora da Perícia Médica da Gerência do INSS de Bauru. Acumulou larga experiência em gestão pública no setor saúde e previdência social. Há dois anos, desenvolve projetos junto ao IPADS na implantação de Linhas de Cuidado e Redes de Atenção à Saúde para o SUS.

  • SÍLVIA KIGNEL
    SÍLVIA KIGNEL