História da Tânia

Tânia Maria do Espírito Santo, Profissional de saúde do NASF de Cuiabá, discente do Zikalab

Eu sou responsável pelo apoio a 9 equipes do programa Saúde da Família aqui em Cuiabá. Quando surgiu a preocupação com o vírus Zika e os inúmeros casos de microcefalia e a preocupação em saber até onde esse vírus poderia afetar uma criança, quais os estragos o vírus pode ocasionar, para todo esse contexto Cuiabá estava despreparada. Temos excelentes profissionais. Profissionais habilitados, um quadro muito bom, mas não tínhamos as orientações necessárias para esse atendimento.

O curso ZikaLab veio exatamente nesse momento, para nos dar esse suporte. Tivemos aulas importantes com especialistas, tivemos atividades práticas onde fomos aos locais onde haviam criadouros do mosqui- to, muitas vezes próximos às residências e as pessoas não sabiam como lidar com isso.

Agora os inúmero agentes de saúde saberão olhar isso. Porque hoje eu tenho segurança para dizer para eles como se faz. No curso nós conseguimos integrar profissionais de diversas áreas e especialidades de todo os níveis de atenção, para poder pensar uma rede que funciona. Uma rede consolidada, bem articulada, harmonizada e entender que o usuário precisa ser visto de forma integral.

Conseguimos construir um fluxograma onde enxergamos a mulher gestante des- de o momento que ela é captada pelo serviço de saúde. E, se detectamos que houve um histórico de Zika, nós já sabemos o que fazer com essa mulher, que exames solicitar, quando solicitar e tranquilizá-la. Hoje o profissional de saúde sabe o que fazer.

Nome:
Endereço: /