André Ribas, associado do Ipads fala sobre a Covid em jornal

Associado do Ipads (Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social), André Ribas Freitas concedeu uma entrevista para o jornal O Globo abordando a situação atual da Covid e seus números.

Apesar da melhora do cenário epidemiológico, com o registro de mortes menor do que durante a pandemia, o coronavírus é responsável por 10,8 mortes mais do que a dengue. Contudo, cenário do coronavírus não é o mesmo de alarme como em outros momentos da pandemia.

Segundo Ribas as duas doenças são importantes, porém “A Covid tem um impacto em perdas de vidas muito maior, a letalidade é superior. Mas a dengue enche mais os prontos-socorros porque ela é mais sintomática. São doenças bastante distintas”.

No Brasil, ocorrem hoje em média 192 mortes por Covid-19 a cada 7 dias, com base nos dados das últimas quatro semanas epidemiológicas. A dengue, por sua vez, já possui mais de 740 mil casos. Em relação ano passado, no mesmo período, a média foi de 448 mortes, ou seja, 57% mais alta. No início deste ano, a dengue apresentou um aumento significativo em relação ao ano anterior, quando foram registrados 1.658.816 casos.

Segundo o monitoramento de 2024 até a sétima semana epidemiológica, que terminou no dia 17 de fevereiro, foram 122 óbitos confirmados para a dengue no período, e outros 456 em investigação. Já para a Covid-19, foram 1.325 vítimas fatais.

Leia a matéria na íntegra em : https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/02/25/covid-ainda-mata-10-vezes-mais-do-que-dengue-em-2024-no-brasil.ghtml

Conheça mais sobre o IPADS

Siga o Ipads nas redes sociais

 

Sair da versão mobile