Lançamento do CJ reúne parceiros em Fortaleza

O projeto foi apresentado pelo Ipads, Bayer e Conasems a secretários de saúde de todo o país durante reunião do Conares

O lançamento oficial do Cidadania Jovem reuniu em Fortaleza (CE), na última segunda-feira, representantes das três instituições parceiras no projeto: Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), Bayer e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Também participaram prefeitos e secretários de saúde dos municípios beneficiados pelo projeto.

O evento foi realizado durante reunião extraordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares), como parte da programação do VII Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. A coordenadora do projeto pelo Ipads, Carmen Lavras, apresentou o Cidadania Jovem à plateia presente, formada por secretários municipais de saúde de todo o país.

Carmen Lavras salientou a importância de ações de promoção da saúde de adolescentes, uma faixa etária que é “quase invisível” para as políticas públicas, mas que carrega um conjunto de desafios, seja na formação da cidadania, seja no desenvolvido físico, social e psicológico.

Ela chamou a atenção para os altos índices de mortes por Causas Externas entre os adolescentes, motivadas pela violência, os casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis e a gravidez precoce, que de acordo com dados do Ministério da Saúde, registra hoje 600 mil casos entre meninas de todo o país. “Por todo esse conjunto de desafios que os adolescentes enfrentam, eu acho fundamental que a gente trabalhe metodologia e instrumentos para as políticas públicas voltadas a essa faixa etária”, afirmou.

 

“A Bayer está há mais de 120 anos presente no Brasil, sempre acreditando que o país tem futuro e colaborando com o desenvolvimento de projetos para o desenvolvimento de uma sociedade melhor”, disse a diretora de Acesso ao Mercado Bayer, Sílvia Sfeir. De acordo com ela, como trabalha também com planejamento familiar, a empresa tem interesse em contribuir para a disseminação de informações que possam “empoderar o adolescente  e dar subsídios para que ele tome suas decisões com responsabilidade”.

Sfeir não escondeu ter ficado perplexa com o número de casos de gravidez na adolescência e, ao mesmo tempo, feliz porque a empresa que representa contribui com o projeto. “ Esse adolescente vai ser um bom profissional no futuro, vai ser a força motriz desse país daqui a alguns anos e nada melhor do que poder influenciá-lo e educá-lo com muitas informações, a fim que ele próprio possa tomar as rédeas de sua vida”, concluiu.

Já o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, destacou o projeto, que considera ousado e inovador, como forma de construção de uma política de saúde voltada ao adolescente dentro da Atenção Básica do SUS. “Muitas vezes nós, gestores, não conseguimos atingir esse público. Com esse projeto, que selecionou cinco municípios, um em cada região do país, a ideia é que a gente tenha manuais, vídeos e cartilhas para fomentar a discussão e a participação desses jovens na política pública. A partir daí, poderemos ter um plano de cuidados para os adolescentes que sirva para ser aplicado em todo o país.”

Para finalizar, Junqueira convidou os gestores municipais de todas as regiões de saúde do  Brasil para acompanharem a evolução do projeto nas mídias sociais do Cidadania Jovem, Conasems, Bayer e Ipads. “A ideia é que em um curto espaço de tempo a gente possa estar cobrindo boa parte do nosso território nacional. Então, fiquem atentos”.

Fotos: Marcus Ozores