CJ realiza o terceiro dia de oficinas em duas cidades

Na véspera do Dia das Mães, o tema “família” fez parte das atividades em Pedreira e Demerval Lobão

As cidades de Pedreira, em São Paulo, e Demerval Lobão, no Piauí realizaram neste sábado, 11 de maio, o terceiro dia de oficinas pedagógicas com adolescentes inscritos no Cidadania Jovem.  Tendo como base diferentes  formas de atividades, os monitores trabalharam com os temas “eu”, “minha casa” e “minha família”, como parte do primeiro módulo do projeto.

 

Em Pedreira, os trabalhos giraram em torno da interatividade entre os jovens e dos relatos sobre a vida em família – a ajuda que recebem e que oferecem dentro de casa. Divididos em duplas, os adolescentes entrevistaram os colegas sobre suas famílias e fizeram desenhos para montar uma grande “colcha de retalhos”, com o objetivo de mostrar a diversidade das composições familiares.

 Outra dinâmica foi formar uma grande roda, todos de mãos dadas e instruídos a marcar o rosto dos colegas que estavam à direita e à esquerda. Depois os jovens soltaram as mãos, misturando-se uns aos outros para, na sequência, retomar a roda  original, com todos nas mesmas posições. A ideia era propor maior interação, vencer a timidez e favorecer um maior vínculo entre os participantes, mostrando que, para sair de situações complicadas, a cooperação entre todos é importante.

Já na dinâmica do “terremoto”, duplas de jovens – um de frente para o outro, com os braços para cima e mãos dadas, em forma de telhado – simularam casas, com um “morador” do lado de dentro e outro do lado de fora. Aos comandos dos monitores, as “construções” se desfaziam e se recompunham, obrigando todos a mudarem de posições.

Esportes e origami

Em Demerval Lobão, o dia também foi cheio de atividades para os 96 participantes das oficinas deste sábado. Após o café de manhã, os monitores promoveram um campeonato de xadrez e esportes na na quadra da escola que funciona como sede do Cidadania Jovem. 

Dando continuidade ao tema abordado na semana anterior, os adolescentes aprenderam mais sobre lixo orgânico e inorgânico, o tempo de demora para a decomposição dos produtos descartados na natureza e a importância da destinação correta de cada tipo de resíduo.

A novidade ficou por conta da oficina de origami, com informações sobre a arte secular japonesa, o significado das cores  e as primeiras noções de como fazer  dobradura de papel.  Na dinâmica que veio após a conversa sobre o tema “família”, os jovens fizeram recortes de revistas  e colaram  em cartolina as imagens de diferentes formações familiares.

Ao final, a coordenadora dos monitores, Leidiane Neres, sorteou  entre os jovens um kit  com produtos de beleza como presente para ser entregue no Dia das Mães.