Demerval Lobão abre oficinas de junho com Estudo do Meio

Adolescentes visitaram feira de exposições da agricultura familiar realizada pela Prefeitura

As oficinas do Cidadania Jovem em Demerval Lobão, no Piauí, ganharam novos espaços e uma forma prazerosa de aprendizado no último sábado, 1º de junho. O ponto de encontro foi a escola onde o projeto é realizado, mas as atividades só tiveram início com um Estudo do Meio na Feira Territorial de Agricultura Familiar, realizada no município pelo quarto ano consecutivo..

Os jovens tomaram o café da manhã no Centro de Exposições, onde a Feira é realizada com o objetivo do valorizar a agricultura familiar e incentivar a expansão dos negócios, o que inclui a promoção do artesanato como fonte  de geração de renda para muitas famílias.

 

Acompanhados pelos monitores do projeto, os adolescentes conheceram os  trabalhos dos artesãos da região e dos agricultores responsáveis pela produção de alimentos como frutas, legumes, doces, farinhas e pães. Após mais de um mês de oficinas, a ideia foi oferecer uma programação que reunisse o aprendizado da realidade local,  a integração entre os adolescentes e uma boa dose de diversão. 

Depois do passeio pela Feira, os jovens foram levados a uma chácara, onde almoçaram e aproveitaram os amplos espaços disponíveis para atividades esportivas e de lazer, incluindo banhos de piscina.

 

No final da tarde, voltaram à escola onde funciona o projeto para uma roda de conversa sobre o que aprenderam nas atividades do dia. Também anotaram algumas perguntas elaboradas pelos monitores sobre o Estudo do Meio, cujas respostas deverão ser apresentadas no próximo sábado.

Pedreira: desenhos e máscaras 

Em Pedreira (SP), que deu início às oficinas junto com Demerval Lobão, no dia 27 de abril, os trabalhos começam a entrar no módulo “Minha rua, Meu bairro”, previsto pela equipe pedagógica do projeto. Uma das atividades foi desenhar a rua onde o adolescente mora, com a descrição do que existe e do que falta nela. Os jovens também desenharam os bichos com os quais se identificam , recortaram o desenho e produziram máscaras.

Rio Preto da Eva  e os jogos teatrais

Já Rio Preto da Eva (AM) realizou o terceiro sábado de oficinas investindo em brincadeiras e jogos teatrais com prática de expressões faciais e corporais.

No “jogo do espelho”, cada adolescente observou e imitou os gestos do colega  para depois fazer uma reflexão sobre os sentimentos do outro. Um exercício que segundo a coordenadora dos monitores, Sylvânia Bouderic, terminou “com abraços e algumas lágrimas” .