O Cidadania Jovem encerrou nesta quinta-feira, 6 de junho, as inscrições para a capacitação de monitores em Goianésia, Goiás, onde a fase presencial da formação está marcada para os próximos dias 14 e 15. Nos meses de março e abril, a capacitação foi realizada nos outros quatro municípios que participam do projeto. Em três deles, as oficinas com adolescentes já estão em andamento.
A exemplo das outras cidades, a capacitação em Goianésia está agendada para um final de semana, e com duração de 12 horas – quatro horas na sexta-feira (das 18h às 22h) e oito horas no sábado (das 8h às 17h, com intervalo para o almoço). Durante os trabalhos, a equipe pedagógica do Cidadania Jovem apresenta o projeto, que tem como objetivos promover a saúde e contribuir para a formação integral de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Os inscritos também se apresentam, falam de suas experiências e das expectativas em relação ao projeto. Mas a maior parte do tempo é dedicada às formas de abordagem dos adolescentes e ao desenvolvimento das oficinas de arte educação que os monitores deverão conduzir, com exercícios de elaboração e apresentação de propostas de trabalho para discussões e avaliações.
Após a fase presencial, os monitores terão mais 40 horas de aula na modalidade de Educação a Distância (EaD).
Oficina com adolescentes em Pedreira (SP) primeira a receber a capacitaçãoAs oficinas do Cidadania Jovem beneficiarão 500 adolescentes de cinco municípios que representam as diferentes regiões brasileiras. Além de Goianésia, na região Centro-Oeste, participam as prefeituras de Cascavel (PR – região Sul), Pedreira (SP – Sudeste), Demerval Lobão (PI- região Nordeste) e Rio Preto da Eva (AM- região Norte).
Em Pedreira, Demerval Lobão e Rio Preto da Eva, os trabalhos com os adolescentes já começaram. Em Cascavel, os monitores fecharam o planejamento e anunciam a primeira oficina para o próximo dia 22 .
Documentos para o SUS
O Cidadania Jovem é desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), em parceria com a empresa Bayer e com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Além da metodologia de trabalho com adolescentes, que poderá ser replicada em outros municípios, o projeto resultará em novos documentos para o Sistema Único de Saúde, o SUS.
A equipe técnica do projeto está em fase final de elaboração do Caderno de Promoção da Saúde do Adolescente e do manual técnico O Cuidado à Saúde do Adolescente na Atenção Básica. Os dois documentos serão disponibilizados aos profissionais das mais de 40 mil Unidades Básicas de Saúde de todo o país.