Começam as oficinas itinerantes do Cidadania Jovem

Memória e História da Comunicação, com redação de roteiros, marcaram o sábado dos adolescentes de Pedreira, em São Paulo

No último final de semana o Cidadania Jovem deu início à etapa de oficinas itinerantes com especialistas, que serão realizadas junto aos adolescentes dos cinco municípios integrantes do projeto. A estreia foi em  Pedreira, com o minicurso “Vamos Contar Nossa História”, ministrado pelo sociólogo e jornalista Marcus Vinícius Ozores. 

Na noite de sexta-feira (28 de junho), ele apresentou o minicurso na Câmara Municipal,  como continuação da capacitação dos monitores do projeto. No sábado, o trabalho foi com os adolescentes inscritos nas oficinas do Cidadania Jovem. O objetivo foi despertar o interesse em escrever histórias e promover o conhecimento dos jovens sobre os meios que podem utilizar para contá-las.

“É um curso de memória e História com síntese da História da Comunicação humana nos últimos 30 mil anos”, descreve Ozores, que deu enfoque à invenção da prensa de Gutemberg (que permitiu a impressão de livros antes escritos à mão), à Revolução Industrial e ao surgimento dos diferentes meios de comunicação:  fotografia, cinema, rádio, televisão, computador, celular, internet e mídias sociais. 

Ele também destacou o momento atual da chamada Indústria 4.0, com suas tecnologias de informação e comunicação, a robotização do mundo e as perspectivas de futuro para os jovens diante desse cenário. Depois da palestra, os adolescentes foram divididos em grupos para elaboração dos trabalhos escritos. 

“A ideia é estimular os jovens a redigir um roteiro para apresentação de uma história, que poderá ser contada em qualquer plataforma. Isto é, na forma de vídeo, fotos, História em Quadrinhos, peça de teatro. O importante é o exercício da escrita a partir de uma história”, explica o jornalista, que levou uma série de fotos para inspirar os jovens.

Após o almoço, os integrantes dos grupos leram seus textos em voz alta e foram aplaudidos pelos colegas, em um momento de confraternização. Alguns se basearam nas fotos apresentadas para desenvolver o roteiro. Outros, escreveram histórias pessoais. Para Ozores, foi gratificante ver a participação dos adolescentes na elaboração dos projetos: “Alguns são bem criativos!”

A próxima oficina itinerante do Cidadania Jovem será nos dias 12 e 13 de julho em Demerval Lobão, no Piauí, com a artista plástica Adalgisa Campos, de São Paulo, e o tema “Gesto e Desenho”. Nos dias 19 e 20 de julho, Marcus Vinícius Ozores volta a ministrar o minicurso “Vamos Contar Nossa História”, desta vez em Rio Preto da Eva, no Amazonas. 

Balanço do sábado

Cascavel, no PR:

Neste 29 de junho Cascavel, no Paraná, realizou a primeira oficina do projeto, com apresentação dos monitores e acolhimento dos jovens inscritos. Os adolescentes também produziram bottons (broches) de identificação, que deverão utilizar durante os encontros semanais.

Rio Preto da Eva (AM):

Dentro do  primeiro módulo do projeto, os adolescentes de Rio Preto da Eva realizaram  atividades de integração e coordenação motora, por meio de jogos e brincadeiras e, na oficina de artes, trabalharam em diferentes formas de expressão sobre os valores da família.

Demerval Lobão (PI):

Já Demerval Lobão, onde as oficinas estão no segundo módulo, uma das atividades dos jovens foi produzir desenhos dos pontos mais importantes  dos seus bairros, formando um mapa da cidade. Também produziram “filtros dos sonhos”, peças artesanais que levaram para casa e que guardam pedidos sobre melhorias para o espaço onde vivem.