Um estudo do meio no bairro rural Santo Elias foi a atividade principal dos adolescentes do Cidadania Jovem neste sábado, 27 de julho, em Demerval Lobão, no Piauí. Acompanhados pelos monitores, os jovens conheceram os moradores e visitaram alguns equipamentos sociais que funcionam no local.
“Como estamos trabalhando o tema ‘bairro’, foi bem interessante levá-los para um outro espaço. Foi muito bom, porque lá eles conheceram a comunidade, que é bem carente, a escola e a UBS (Unidade Básica de Saúde) da localidade, que são bem próximas”, conta a coordenadora dos monitores, Leidiane Neres.
Na UBS José Fernandes de Souza, os jovens conversaram com a coordenadora do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), Cleonice Fontenele, que explicou como é feito o atendimento das equipes de saúde aos moradores do bairro. Na Escola Municipal Edmundo Policarpo de Abreu, eles almoçaram e aproveitaram a quadra para a prática das atividades esportivas .
Nas oficinas de Rio Preto da Eva, no Amazonas, e Pedreira, em São Paulo, os monitores promoveram brincadeiras, gincanas e dinâmicas que valorizaram a socialização, empatia, respeito e trabalho de equipe.
Os jovens de Pedreira também se dedicaram aos desenhos e textos sobre o projeto Cidadania Jovem. Em Cascavel, no Paraná, os adolescentes produziram cadernos de memória e fizeram pinturas com os dedos, como forma de expressão de suas identidades e de reflexões sobre a importância das famílias.