Adolescentes têm palestra sobre saúde da família

O tema foi abordado em Demerval Lobão, no Piauí. Veja como foram as oficinas nas demais cidades

No último sábado, 24 de agosto, as oficinas do Cidadania Jovem em Demerval Lobão, no Piauí, contaram com a participação de profissionais da Atenção Básica do SUS (Sistema Único de Saúde) do município. O encontro com os adolescentes foi realizado na Câmara Municipal e incluiu palestras da coordenadora do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), Cleonice Fontenele, e de mais duas integrantes da equipe.

O primeiro contato dos adolescentes com o tema foi durante um estudo do meio no final de julho, quando visitaram a Unidade Básica de Saúde do bairro rural Santo Elias. De acordo com a coordenadora do Cidadania Jovem, Leidiane Neres, o encontro com a equipe do NASF foi importante para orientar sobre a importância dos cuidados com a saúde e para tirar as principais dúvidas dos adolescentes.

Após a palestra, houve exibição do filme “Mogli, o Menino Lobo 2”.  A animação, produzida pelos estúdios  Walt Disney, conta a história de um menino selvagem que cresceu em uma aldeia rural, foge de volta para a selva e busca sua identidade entre o mundo dos lobos e dos humanos. “Retrata também a ideia de família”, completa Leidiane.

No Lago

Em Cascavel, no Paraná, os adolescentes fizeram estudo do meio no Parque Ecológico Paulo Gorski. Conhecido como Lago Municipal, o parque é uma área de conservação ambiental e de lazer que forma, junto com o Zoológico Municipal, a maior reserva ecológica urbana do sul do Brasil, com mais de um milhão de metros quadrados, sendo que mais da metade é de mata nativa.  

“Fizemos o caminho em torno do Lago, que soma 4,5 quilômetros, fomos identificando ações ambientais, bem como o que podemos fazer para evitar alguns acontecimentos, tais como lixo no decorrer do percurso, preservação da mata e dos animais que ali habitam”, conta o coordenador local do CJ, Fábio Tomasetto. Segundo ele, também houve piquenique no Lago, jogos e reflexões sobre “o contexto do adolescente com o meio ambiente”.

Nos bairros

Em Rio Preto da Eva, no Amazonas, os adolescentes tiveram diferentes atividades esportivas e rodas de conversas sobre curiosidades dos bairros onde moram. As oficinas receberam visitas de policiais militares e de alguns familiares dos jovens inscritos no projeto.

Segundo a coordenadora, Sylvânia Bouderic, a mãe de um dos adolescentes agradeceu a oportunidade de seu filho participar das oficinas, que ajudam o jovem a interagir mais no núcleo familiar e na escola, onde está superando a timidez.  

Em Pedreira, a principal atividade foi visitar o bairro onde está localizada a escola que sedia o projeto. Os adolescentes conversaram com antigos moradores e levantaram pontos positivos e negativos do local. Preencheram um questionário elaborado pela monitoria e registraram tudo em câmeras de celular. Na volta, fizeram roda de conversa para avaliações e elaboração de propostas de melhorias para o bairro. Também houve espaço para a produção de pipas.