CJ capacitará monitores em mais duas cidades

Em Cascavel, no Paraná, e em Rio Preto da Eva, no Amazonas, a equipe pedagógica realiza a fase presencial da formação ainda este mês.

O projeto Cidadania Jovem, voltado à promoção da saúde de adolescentes, está com inscrições abertas para capacitação em monitoria nas cidades de Cascavel, no Paraná, e Rio Preto da Eva, no Amazonas. A participação é gratuita e os interessados devem residir nos respectivos municípios, ter idade entre 22 e 35 anos, Ensino Médio Completo e tempo disponível para as aulas.

Tanto em Cascavel quanto em Rio Preto da Eva, a capacitação está marcada para os dias 26 e 27 de abril. Serão 12 horas presenciais divididas em dois módulos: quatro horas na sexta-feira, das 18 às 22 horas, e oito horas no sábado, das 8 às 17 horas, com intervalo para almoço. Após a fase presencial, os monitores terão mais 40 horas de aula na modalidade de Educação a Distância (EaD).

O Cidadania Jovem tem como foco a saúde enquanto qualidade de vida e busca promover o bem estar físico, emocional e psicossocial com o  objetivo de contribuir para a formação integral dos meninos e meninas que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O projeto prevê palestras com profissionais especializados em Saúde do Adolescente, que falarão sobre mudanças no corpo durante a fase de transição da infância para a vida adulta, sexualidade e prevenção da gravidez precoce, entre outros temas. Os adolescentes que participarem terão atividades de arte educação todos os sábados, durante 10 meses, em oficinas conduzidas pelos monitores que estão sendo capacitados.

Na fase presencial da capacitação, a equipe do núcleo pedagógico apresentará o projeto em detalhes, abordará o tema adolescência e discutirá com os participantes as formas de resolução de conflitos e de abordagens, junto aos jovens, sobre assuntos como saúde, família, convívio social e protagonismo juvenil. Essas orientações são necessárias para que os monitores tenham subsídios para o planejamento das oficinas.

Além da possibilidade de participar do Cidadania Jovem, os inscritos que concluírem a capacitação estarão preparados para atuar  junto às suas comunidades como agentes educacionais em outros projetos e instituições já existentes e também desenvolver novas  iniciativas  que tenham por objetivo contribuir para a promoção da saúde e a formação integral dos adolescentes.

O Cidadania Jovem é um projeto do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), de Campinas, em parceria com a empresa Bayer e o  Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Além de beneficiar diretamente 500 adolescentes – 100 em cada um dos cinco municípios selecionados, o projeto gerará metodologia de trabalho e documentos sobre a promoção da saúde dos adolescentes, que serão disponibilizados a todos os profissionais da rede de Atenção Básica do SUS.

Além de Cascavel e Rio Preto da Eva, participam os municípios de Pedreira (SP) e Demerval Lobão (PI), onde a capacitação de monitores já foi realizada. O quinto município está sendo consultado na região Centro-Oeste do país.

Locais da próximas capacitações:

Cascavel: auditório da Secretaria Municipal de Saúde – Rua Pernambuco, 1900, Centro.

Rio Preto da Eva: Câmara Municipal, Rua Governador Pimenta Bueno, 16 – Centro

Inscrições no link:  https://ipads.org.br/projeto-cidadania-jovem-formulario/