As oficinas do Cidadania Jovem em Demerval Lobão, no Piauí, ganharam novos espaços e uma forma prazerosa de aprendizado no último sábado, 1º de junho. O ponto de encontro foi a escola onde o projeto é realizado, mas as atividades só tiveram início com um Estudo do Meio na Feira Territorial de Agricultura Familiar, realizada no município pelo quarto ano consecutivo..
Os jovens tomaram o café da manhã no Centro de Exposições, onde a Feira é realizada com o objetivo do valorizar a agricultura familiar e incentivar a expansão dos negócios, o que inclui a promoção do artesanato como fonte de geração de renda para muitas famílias.
Acompanhados pelos monitores do projeto, os adolescentes conheceram os trabalhos dos artesãos da região e dos agricultores responsáveis pela produção de alimentos como frutas, legumes, doces, farinhas e pães. Após mais de um mês de oficinas, a ideia foi oferecer uma programação que reunisse o aprendizado da realidade local, a integração entre os adolescentes e uma boa dose de diversão.
Depois do passeio pela Feira, os jovens foram levados a uma chácara, onde almoçaram e aproveitaram os amplos espaços disponíveis para atividades esportivas e de lazer, incluindo banhos de piscina.
No final da tarde, voltaram à escola onde funciona o projeto para uma roda de conversa sobre o que aprenderam nas atividades do dia. Também anotaram algumas perguntas elaboradas pelos monitores sobre o Estudo do Meio, cujas respostas deverão ser apresentadas no próximo sábado.
Pedreira: desenhos e máscaras
Em Pedreira (SP), que deu início às oficinas junto com Demerval Lobão, no dia 27 de abril, os trabalhos começam a entrar no módulo “Minha rua, Meu bairro”, previsto pela equipe pedagógica do projeto. Uma das atividades foi desenhar a rua onde o adolescente mora, com a descrição do que existe e do que falta nela. Os jovens também desenharam os bichos com os quais se identificam , recortaram o desenho e produziram máscaras.
Rio Preto da Eva e os jogos teatrais
Já Rio Preto da Eva (AM) realizou o terceiro sábado de oficinas investindo em brincadeiras e jogos teatrais com prática de expressões faciais e corporais.
No “jogo do espelho”, cada adolescente observou e imitou os gestos do colega para depois fazer uma reflexão sobre os sentimentos do outro. Um exercício que segundo a coordenadora dos monitores, Sylvânia Bouderic, terminou “com abraços e algumas lágrimas” .