Oficinas dão mais um passo na construção da cidadania

Em dois municípios que aderiram ao projeto, o trabalho com adolescentes chega ao segundo módulo, com o tema “Meu bairro”

As oficinas de Pedreira (SP) e Demerval Lobão (PI) deste sábado, 22 de junho, foram realizadas por novos monitores capacitados pelo Cidadania Jovem. O revezamento, que já era previsto pela equipe pedagógica,  marca o início do segundo módulo dos trabalhos, em que o bairro onde o adolescente mora deve nortear o aprendizado em todas as atividades.

Moisés Ferreira de Moraes e Hitalo Hilário integram a nova equipe de monitores de Demerval Lobão

Ao longo do projeto, as oficinas deverão trazer temas que sejam sempre de interesse dos adolescentes e a partir de círculos concêntricos, do menor para o maior. Assim, se no primeiro módulo os jovens falaram de si próprios, das relações familiares e da rua onde moram, agora ampliam a visão para o bairro inteiro.

A premissa é de que, conhecendo-se como sujeitos que têm uma família, habitam uma rua, um bairro, uma cidade e um país, os adolescentes desenvolvam um sentimento de pertencimento que os estimule na construção da cidadania.  

Chegada de grupo de adolescentes para o início das oficinas em Pedreira

O tema deve estar presente em todas as oficinas, nas diferentes formas de expressão. Pode ser lembrado em atividades esportivas, com a reprodução das modalidades mais praticadas no bairro, ou em exercícios que exigem maior reflexão, e que podem terminar em competição, brincadeiras ou novas conversas.

Os monitores Andreza Lima e Geogevan Veloso, na “pista de pouso” em Demerval Lobão

Na estreia do novo módulo em Demerval Lobão, os jovens fizeram aviõezinhos de papel, onde escreveram o que gostam e o que não gostam no bairro onde moram e debateram o assunto. Depois, partiram para o lançamento dos aviões nos alvos, que eram baldes representando os bairros dentro de uma “pista” de pouso.

 

Pedreira: jovens escrevem sobre o que consideram bom e ruim nos seus bairros

Já em Pedreira, as opiniões sobre os bairros foram colocadas no papel, em frases e desenhos. Nos dois casos, os apontamentos dos jovens, além de promover discussões sobre as mudanças que o cidadão pode reivindicar ou protagonizar em termos de melhorias para o ambiente em que vive, revelam vulnerabilidades individuais que, quando expostas em grupos, fortalecem vínculos e reforçam o aprendizado.

Rio Preto da Eva: valores

Rio Preto da Eva: meninas escrevem frases sobre amizade 

Rio Preto da Eva segue no primeiro módulo do projeto, “Eu e minha família”, e busca provocar reflexões  sobre valores importantes para a formação dos adolescentes.  No último sábado, eles criaram frases em cartolina para montar a “árvore da amizade”.

a oficina de História, Memória e Identidade, as atividades começaram com a apresentação de um texto e discussões sobre a importância da família e  dos quatro pilares que a estruturam: amor, confiança, diálogo e relacionamento.

Adolescentes encenam situações da rotina familiar

Em seguida, o que começou como conversa virou dramatização, com os adolescentes encenando situações de vida em família. “Alguns jovens vieram me falar que algumas cenas retratam a realidade de sua família e que, nessa oficina, eles aprenderam mais sobre esses quatro pilares. Vi, em cada expressão, um pouco de realidade”, conta a coordenadora, Sylvania Bouderic.

Para lembrar as brincadeiras regionais de infância, a equipe apresentou  um espetáculo teatral  em vídeo, com o grupo amazonense Meninos do Quintal.