II Seminário Internacional de Redução de Danos sobre o Tabagismo

 em General

De políticas de redução de danos às alternativas para tratar os tabagistas, evento trará também a visão do usuário do tabaco e sua trajetória por produtos de risco reduzido

Para promover o debate, ampliar e disseminar informações sobre políticas de redução de danos no tabagismo, acontece nos dias 10 e 11 de novembro, das 19h às 21h30, o II Seminário Internacional de Redução de Danos sobre o Tabagismo.

O evento, gratuito, será online e direcionado para acadêmicos, pesquisadores, jornalistas, especialistas na área de redução de danos e todos que tenham interesse sobre o  tema.

Durante o seminário, serão abordadas políticas públicas de controle ao tabagismo, legislação brasileira ao direito e conhecimento às alternativas de risco reduzido e novos produtos de tabaco sem combustão, voltados para diminuir danos à saúde do adulto fumante, sem exigir deles a abstinência.

Profissionais que lidam diariamente com o tema trarão suas experiências e as alternativas disponíveis mundialmente para tratar os tabagistas, que também serão ouvidos e estarão presentes na discussão, abordando suas vivências e como têm buscado alternativas à combustão do cigarro.

O seminário contará com palestrantes nacionais e internacionais, entre eles, a psicóloga clínica e mestre em psicologia social, Mônica Gorgulho;  o advogado e Secretário Executivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, Cristiano Avila Maronna; o presidente do Centro de Legislação, Política e Ética em Saúde e membro do Conselho de Liderança Global da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, David Sweanor; e o Ph.D em Harvard em ciência política que desempenha um papel de liderança nos esforços de reforma das políticas de drogas nos Estados Unidos e globalmente, Ethan Nadelman.

Evento é promovido pelo IPADS (Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social), Faculdade São Leopoldo Mandic, Centro de Convivência É de Lei e o portal Vapor Aqui, com apoio da Philip Morris Brasil e da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil/SP.

Data: 10 e 11 de novembro

Horário: das 19h às 21h30

Formato: Online

Inscrições gratuitas através do link:  https://conteudo.slmandic.edu.br/2-seminario-internacional-de-reducao-de-danos-sobre-o-tabagismo

Palestrantes:

  • Leandro Narloch, jornalista e mestre em Filosofia pelo Birkbeck College, de Londres. É comentarista da Jovem Pan e autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil e o Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira, entre outros livros que venderam mais de 1 milhão de exemplares desde 2009.
  • Maria Angélica Comis, redutora de danos, psicóloga, mestre em psicobiologia pela UNIFESP; especialista em medicina comportamental e terapia cognitiva comportamental; professora universitária; coordenadora geral e de advocacy do Centro de Convivência É de Lei e ex-assessora de políticas públicas sobre álcool e drogas do município de São Paulo.
  • Alexandro Lucian, publicitário, influencer e jornalista especializado em novas tecnologias para redução dos danos do tabaco, fundador do projeto VaporAqui.net com mais de 300 artigos escritos e referência em cigarros eletrônicos no Brasil.
  • Cristiano Avila Maronna, advogado. Mestre e doutor em direito penal pela USP. Secretário Executivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. Conselheiro Seccional da OABSP. Membro do Conselho Regulador do Álcool. Representante da OABSP no CONED/SP.
  • David Sweanor, presidente do Centro de Legislação, Política e Ética em Saúde, professor na Universidade de Ottawa e membro do Conselho de Liderança Global da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston. Desde os anos 80 trabalha com questões de saúde e políticas de tabaco.
  • Ethan Nadelman, recebeu seu BA, JD e PhD em Harvard em ciência políticas, desempenha um papel de liderança nos esforços de reforma das políticas de drogas nos Estados Unidos e globalmente desde o final dos anos 1980.
  • Rodolfo Fred Behrsin, pneumologista, professor adjunto da disciplina de pneumologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Dr em ciências médicas pela Universidade Federal Fluminense UFF.

Moderadores:

  • Thiago Lavras Trapé, Mestre e Doutor em Planejamento e Gestão em Saúde pelo Departamento de Saúde Coletiva da FCM/Unicamp. Docente da Faculdade São Leopoldo Mandic em Campinas, na área de Sistemas de Saúde e coordenador de projetos no IPADS.
  • Monica Gorgulho, psicóloga clínica, mestre em psicologia social, ex-presidente da Rede Brasileira de Redução de Danos e ex-membro da diretoria-executiva da Associação Internacional de Redução de Danos. Graduada em Psicologia (1984), com Mestrado em Psicologia Social (2001), ambos pela USP (Universidade de São Paulo).
  • Silvia Cazenave, doutora em Toxicologia e Mestre Análise Toxicológica FCF/USP. Ex-superintendente de toxicologia da Anvisa e professora da PUC Campinas
Publicações Recentes