Parceria do IPADS com a Bayer e apoio do CONASEMS viabilizam projeto de Promoção da Saúde de Adolescentes

O IPADS acaba de firmar parceria com a empresa BAYER e terá apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), no projeto de Promoção da Saúde dos Adolescentes, que elaborou para ser desenvolvido ao longo de 2019 em cinco municípios das diferentes regiões brasileiras. O objetivo é contribuir para a formação integral de adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Além das intensas mudanças biopsicossociais comuns nesta fase da vida, o projeto tem como justificativa o grande número de registros, no Brasil, de agravos à saúde, como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e casos de gravidez precoce, e de óbitos na adolescência, estes relacionados, em sua maioria, às Causas Externas como acidentes de trânsito, violência e suicídio.

Com foco na promoção da saúde entendida enquanto promoção da qualidade de vida, o trabalho terá abordagem multidisciplinar, que levará aos participantes informações em várias áreas do conhecimento através do desenvolvimento de oficinas artísticas, culturais e  esportivas entre outras, visando proporcionar oportunidade de convívio social e de aprendizado de valores que amenizem os efeitos da transição da infância para a vida adulta, além de estimular o protagonismo  jovem na construção da cidadania.

O público-alvo priorizado para as oficinas são adolescentes na  faixa etária de 12 a 15 anos. Mas o conjunto de atividades considera a faixa etária estabelecida no Estatuto da Criança e do Adolescente, de 12 a 21 anos. O projeto capacitará monitores nos municípios selecionados e, entre outros produtos, prevê a criação de um aplicativo para utilização de adolescentes de todo o país, a definição de um Protocolo Clínico para Cuidado dos Adolescentes na Atenção Básica, bem como um caderno com metodologia de trabalho voltada à promoção da saúde dos adolescentes, que será divulgado em toda a rede de Atenção Básica do SUS.

Rolar para cima