A capacitação presencial de monitores do Cidadania Jovem foi levada, neste final de semana, 26 e 27 de abril, a duas cidades de regiões bem distantes entre si: Cascavel, no Paraná, que representa a região Sul do país, e Rio Preto da Eva, no Amazonas, região Norte.
Em Cascavel, os trabalhos tiveram a participação de 31 inscritos e foram realizados no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a pedagoga Cláudia Chebabi, apesar de o número não ter sido tão expressivo, a formação dos inscritos e o nível de discussões surpreendeu.
“Quase todos os participantes já concluíram ou estão cursando o ensino de nível superior, fizemos trocas riquíssimas, de alta qualidade, e espero que isso impacte na qualidade das oficinas que eles vão conduzir”, diz Cláudia, que também gostou do acolhimento das pessoas em Cascavel.
Nesse primeiro encontro, o objetivo da equipe pedagógica é apresentar os detalhes do projeto, falar sobre adolescência, conhecer o perfil dos interessados em monitoria e estimular a criatividade na apresentação das primeiras ideias para o planejamento das oficinas.
RIO PRETO DA EVA
Em Rio Preto da Eva os trabalhos foram na Câmara Municipal. O prefeito Anderson Sousa e a secretária de Saúde, Aila Carla, foram até o local para agradecer à pedagogas Maria Helena de Sá e Maria Helena Pereira Dias pela realização do projeto no município e desejar boa sorte aos 58 inscritos.
Para as pedagogas, o encontro com os inscritos foi estimulante, porque os jovens que querem ser monitores são muito interessados e eloquentes e têm uma boa visão sócio política do município. “Parecem ter domínio da importância dos serviços públicos, são atuantes, críticos, têm bons argumentos e ideias”.
De acordo com ela, como vai trabalhar também com cidadania e protagonismo juvenil, o projeto veio bem a calhar para os monitores de Rio Preto: “Eles já têm ideias de como mexer com a meninada e com eles próprios e elencaram propostas palpáveis, de ações que podem ser realizadas para melhorar a cidade. Também têm muito orgulho do lugar onde vivem, reconhecem as coisas boas. É legal que os jovens tenham esse sentimento de pertencimento. Então, esses monitores estão na mesma linha do que a gente projeta para os jovens”.
Pedreira (SP) e Demerval Lobão (PI) receberam a capacitação no mês de março e também neste sábado os monitores deram início às oficinas com os adolescentes. A quinta cidade a receber a equipe pedagógica do projeto será Goianésia, em Goiás.
Fotos: Erlan Roberto (Rio Preto da Eva) e Giulia Picchi (Cascavel)