Quem somos

Parceiros

Levar aos adolescentes mais conhecimentos em saúde e favorecer o protagonismo juvenil  na construção de histórias de vida é um projeto cuja viabilização só foi possível com a parceria entre o o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), a empresa Bayer e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O Ipads é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que apoia a formulação, implantação e avaliação de políticas, programas e projetos na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida da população. Atua principalmente nas áreas de saúde, educação, assistência e promoção social e tem seu trabalho caracterizado pela interdisciplinariedade, que busca uma abordagem integral das necessidades do cidadão. Para mais informações, acesse https://ipads.org.br/

 

A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar pessoas apoiando-as para superar os maiores desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional. Além disso, a companhia visa criar valor por meio da inovação e crescimento. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e a marca Bayer representa confiança, credibilidade e qualidade ao redor do mundo. Participa deste projeto como empresa cidadã, comprometida com suas responsabilidades sociais e éticas. Para mais informações, acesse www.bayer.com.br.

O Conasems é a entidade que congrega e representa as secretarias de saúde dos 5.570 municípios brasileiros. Desde 1988, promove e consolida um novo modelo de gestão pública de saúde, cujo alicerce são conceitos como descentralização e municipalização. Atua em prol do desenvolvimento da saúde pública, da universalidade e igualdade do acesso da população às ações e serviços e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde, o SUS. Para maiores informações, acesse www.conasems.org.br

Equipe


Desenvolver atividades tão diferentes entre si em várias áreas do conhecimento exigiu a formação de uma equipe multidisciplinar motivada e experiente para atuar em todas as fases do projeto. Veja quem são os profissionais que abraçaram a causa e fazem parte dos núcleos de Gestão, Educação, Saúde e Comunicação.

Núcleo de gestão

Coordenadora geral:

Carmen Cecília de Campos Lavras

Médica sanitarista, especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde e doutora em Saúde Coletiva. É sócia fundadora do Ipads e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas (Nepp/Unicamp). Desenvolve projetos nas áreas de política de saúde, organização e integração de sistemas e serviços, avaliação e controle, desenvolvimento de recursos humanos e estruturação de instâncias gestoras do SUS.

Assessoria Técnica:

Maria José Nogueira de Sá

Psicóloga especializada em Planejamento e Gerenciamento em Saúde. Atua na área de Saúde Coletiva e Saúde Mental e tem experiência em projetos para desenvolvimento de promoção da saúde, atenção primária em saúde, política e serviços de saúde mental, planejamento municipal e regional em saúde e formulação e implantação de projetos sociais.

Giulia Picchi

Psicóloga especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua em gestão de recursos humanos e projetos, principalmente em instituições do terceiro setor voltadas ao desenvolvimento social e à saúde.

Assessoria administrativa

Domenico Feliciello

Médico, doutor em Saúde Coletiva e pesquisador da Unicamp, atua principalmente em política de saúde, redes de atenção e administração pública em saúde. Tem experiência em administração de instituições de Ensino Superior, especialmente em Comunicação, Planejamento Estratégico, Avaliação Institucional e Gestão de Projetos.

Assessoria jurídica

Maria Teresa D.F.P.M. Porto

Enfermeira especialista em Saúde Pública e advogada especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos para o SUS, mestre em Demografia e pesquisadora do Nepp/Unicamp. Com experiência em Saúde Coletiva, coordena e participa de projetos na área voltados a planejamento, sistemas regionais, gestão e desenvolvimento de RH, envelhecimento populacional e Direito Público.

Acompanhamento e avaliação

Thiago L. Trapé

Psicólogo, Doutor em Política, Planejamento e Gestão pela Unicamp. É docente e pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva FMUSP e da Faculdade São Leopoldo Mandic. Possui experiência em gestão de saúde, saúde mental, humanização em saúde, atenção primária e avaliação de serviços e políticas de saúde.

Núcleo Pedagógico

Responsáveis:

Cláudia Chebabi

Pedagoga pela Universidade Estadual de Campinas, bacharela em Direito pela Faculdade São Francisco e especialista em Psicopedagogia pela Metrocamp. Atuou como professora nos diversos níveis de ensino.  Tem mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos educacionais e de desenvolvimento social. Desenvolve tecnologias sociais com ênfase no pleno desenvolvimento humano. Compõe como formadora a iniciativa Convivere Mais.

Maria Helena Pereira Dias

Possui graduação e licenciatura em Letras, Português e Francês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé (MG), fez doutorado em Educação pela Unicamp e aperfeiçoamentos em utilização da internet  como recurso pedagógico na Universidade de Genebra, na Suíça. Foi docente da Unicamp e, de 2012 a 2016, atuou como secretária de Educação no município de Guaranésia (MG).

Maria Helena de Sá

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, atua na área com ênfase em coordenação escolar. Tem experiência em coordenação pedagógica do Ensino Fundamental, formação de professores e orientação educacional para o Ensino Médio.

Núcleo de Saúde

Responsáveis:

Bruno Ferrari Emerich

Psicólogo, doutor em Saúde Coletiva. Atua no apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Estadual de Campinas e tem experiência docente em outras instituições de Ensino Superior. Tem seu trabalho voltado às áreas de Saúde Coletiva, Saúde Mental, Formação e Ensino, Supervisão Clínico-Institucional, Psicologia Comunitária e Institucional, Psicologia da Saúde e Pesquisa Qualitativa.

Gustavo Bonin Gava

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Econômico, com ênfase em Economia Social e do Trabalho pelo Instituto de Economia da Unicamp. É mestre em Desenvolvimento Econômico e graduado em Gestão de Políticas Públicas. Áreas de interesse: sistemas de saúde comparados, análise de políticas públicas, proteção social e políticas e sistemas de saúde.

 Juliana Pasti Villalba

Dentista Sanitarista, doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Foi docente da Universidade Paulista de 2001 a 2012. Atuou como Odontóloga do Centro de Saúde da Comunidade da Unicamp, instituição onde atualmente integra a equipe de pesquisadores do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (Nepp).

Lília Freire Rodrigues de Souza Li

Médica especialista em Pediatria, Endocrinologia Pediátrica e Medicina do Adolescente. É professora assistente doutora responsável pela disciplina de Medicina do Adolescente do Departamento de Pediatria da Universidade Estadual de Campinas. Atua principalmente em doenças ósseo-metabólicas e intervenção comunitária para prevenção de riscos na adolescência.

Acompanhamento:

Maria Regina Marques de Almeida

Fisioterapeuta, mestre em Educação em Saúde, especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde, sócia fundadora do Ipads. Atuou como docente e na área administrativa da PUC Campinas. Trabalha em projetos nas áreas de política de saúde, integração de serviços, avaliação e controle e desenvolvimento de recursos humanos.

Tisuko Sinto Rinaldi

Médica pediatra com especialização em Saúde Pública e ampla experiência como gestora. Atuou na Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, foi titular da Secretaria Municipal de Jaú e supervisora médica pericial na Gerência Executiva do INSS em Bauru/SP. Participou de instâncias colegiadas como CIB/SP e COSEMS/SP. Atualmente é pesquisadora colaboradora do Programa de Estudos de Sistemas de Saúde – PESS/NEPP da Universidade Estadual de Campinas. 

Núcleo de Comunicação

Lenir Brizzi

Graduada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela  Universidade Estadual de Londrina (PR). Experiência em reportagem e edição para mídia impressa, rádio, TV aberta e internet; assessoria de imprensa em entidades sociais e instituições públicas e privadas, roteiro de vídeos institucionais e roteiro e direção de documentários.

Marcus Vinicius Pasini Ozores

Sociólogo, mestre em Tecnologia de Educação pela Universidade Estadual de Campinas e jornalista com experiência em vários veículos de comunicação impressa nos estados do Paraná e de São Paulo. Na Unicamp, atuou na assessoria de imprensa e no Laboratório de Jornalismo (Labjor), e desde 2013 trabalha junto ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp)