Os municípios de Pedreira (SP) e Demerval Lobão (PI), os primeiros onde o Cidadania Jovem capacitou monitores, realizaram no último sábado, 18 de maio, o quarto dia de oficinas com os adolescentes. As atividades seguem no módulo “Eu” e “Minha Família”, como forma de promover o autoconhecimento, a integração entre os grupos e as reflexões sobre as relações familiares e sociais, cidadania e protagonismo juvenil.
Em Pedreira,na oficina de Cidadania e Protagonismo, os monitores dividiram os adolescentes em grupos e entregaram a eles tirinhas de papel, onde estavam descritas situações comuns de conflito entre os jovens e seus familiares. A partir da leitura, os jovens fizeram apresentações de mímica, de acordo com os casos relatados nos papéis.
Ao final, os monitores perguntaram aos participantes se eles já haviam passado por situações parecidas e quais foram suas reações e as dos familiares para a solução dos conflitos. O objetivo foi estimular a reflexão sobre os comportamentos dos jovens e de seus familiares,fazê-los perceber que muitos passam pelas mesmas situações e permitir a vivência do papel do outro, para um um olhar mais amplo sobre a família e o melhor entendimento do que acontece dentro de suas casas.
Espelho
Na oficina de Arte e Movimento, os adolescentes foram convidados a olhar para dentro de uma pequena caixa, onde haveria a foto de alguém extremamente importante para o grupo. O que se via, na verdade, era a própria imagem do jovem, refletida no espelho colado no fundo da caixa. Então cada um tinha de descrever as qualidades, características e comportamentos da imagem apresentada, sem revelar de quem era essa imagem, para que o grupo descobrisse qual era o personagem.
A dinâmica foi realizada com todos os adolescentes e um dos objetivos foi demonstrar que todos têm seu valor dentro do grupo e da família e que, a partir desses valores, é possível trabalhar o respeito pelo outro. Em seguida cada um dos jovens fez um retrato falado, de acordo com as descrições dos monitores. Com base no que os jovens expressaram nos desenhos, a discussão girou em torno das diferenças entre as pessoas e o que as torna especiais.
Desenhos de figuras humanas também fizeram parte da oficina de História, Memória e Identidade.Nesse caso, os adolescentes traçaram várias setas a partir da figura produzida, e escreveram suas ideias, sentimentos, metas e passos para alcançá-las. A atividade teve como objetivo contribuir para a formação da identidade , oportunizando a reflexão sobre os projetos de vida dos jovens, suas potencialidades e limitações, ameaças e oportunidades.
Na oficina de Práticas Esportivas, os participantes brincaram de pega-pega, como no sábado anterior. Mas, desta vez, com um grau a mais de dificuldade: foram divididos em duplas, amarradas por uma corda. Depois, praticaram o vôlei adaptado, modalidade onde os jogadores ficam o tempo todo sentados. As dificuldades de locomoção tiveram o propósito de apresentar aos jovens perspectivas diferentes e conscientizá-los sobre a importância da coletividade e do respeito às limitações de outras pessoas.
Maio Amarelo
Em Demerval Lobão, o dia começou com palestra sobre um assunto que tem grande destaque no CJ: a mortalidade de jovens em consequência de acidentes de trânsito. O convidado foi o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Isaías Segundo, que integra no Piauí o movimento internacional Maio Amarelo, de conscientização para redução de acidentes de trânsito.
A proposta do movimento é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos nessas ocorrências em todo o mundo. No caso dos jovens,os acidentes de trânsito são responsáveis pelo maior número de óbitos entre os 15 e 29 anos de idade, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Após a palestra, começaram as oficinas com o objetivo de promover o autoconhecimento, o valor da família, sua importância e seus vínculos afetivos, além de trazer reflexões para os jovens sobre as histórias de vida pessoais e familiares. A oficina de História e Memória propôs aos jovens a produção de desenhos e recortes de revistas para colagem em cartolina, como representação das famílias.
Na oficina de Arte e Educação, os participantes produziram pássaros em origami, arte japonesa de dobradura em papel, iniciada na semana anterior. Também foram realizadas as oficinas de Cidadania e Protagonismo, com a montagem de molduras a partir de papel, e de Práticas Esportivas, com o início de uma pesquisa sobre jogos de rua e produção de pipas, que serão usadas em um dia de lazer programado para junho.
De acordo com a coordenadora, Leidiane Neres, adolescentes de 14 a 15 anos tiverem de faltar por causa das provas do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, aplicadas na cidade durante o sábado: “Mesmo assim, o dia foi bastante produtivo e no sábado que vem tudo deverá voltar ao normal”.