CJ encerra inscrições para capacitação de monitores

Ciclo de formação presencial terminará em Goianésia, Goiás, nos dias 14 e 15 de junho

O Cidadania Jovem encerrou nesta quinta-feira, 6 de junho, as inscrições para a capacitação de monitores em Goianésia, Goiás, onde a fase presencial da formação está marcada para os próximos dias 14 e 15. Nos meses de março e abril, a capacitação foi realizada nos outros quatro municípios que participam do projeto. Em três deles, as oficinas com adolescentes já estão em andamento.

A exemplo das outras cidades, a capacitação em Goianésia está agendada para um final de semana, e com duração de 12 horas – quatro horas na sexta-feira (das 18h às 22h) e oito horas no sábado (das 8h às 17h, com intervalo para o almoço). Durante os trabalhos, a equipe pedagógica do Cidadania Jovem apresenta o projeto, que tem como objetivos  promover a saúde e contribuir para a formação integral de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Capacitação dos monitores em Rio Preto da Eva (AM), no final de abril

 Os inscritos também se apresentam, falam de suas experiências e das expectativas em relação ao projeto. Mas a maior parte do tempo é dedicada às formas de abordagem dos adolescentes e ao desenvolvimento das oficinas de arte educação que os monitores deverão conduzir, com exercícios de elaboração e apresentação de propostas de trabalho para discussões e avaliações.

Após a fase presencial, os monitores terão mais 40 horas de aula na modalidade de Educação a Distância (EaD).

 

Oficina com adolescentes em Pedreira (SP) primeira a receber a capacitaçãoAs oficinas do Cidadania Jovem beneficiarão 500 adolescentes de cinco municípios que representam as diferentes regiões brasileiras. Além de Goianésia, na região Centro-Oeste, participam as prefeituras de Cascavel (PR – região Sul), Pedreira (SP – Sudeste), Demerval Lobão (PI- região Nordeste) e Rio Preto da Eva (AM- região Norte).

Em Pedreira, Demerval Lobão e Rio Preto da Eva, os trabalhos com os adolescentes já começaram. Em Cascavel,  os monitores fecharam o planejamento e anunciam a primeira oficina para o próximo dia 22 .

Documentos para o SUS

Oficina de validação dos documentos para o SUS, realizada em maio de 2019

O Cidadania Jovem é desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), em parceria com a empresa Bayer e com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Além da metodologia de trabalho com adolescentes, que poderá ser replicada em outros municípios, o projeto resultará em novos documentos  para o Sistema Único de Saúde, o SUS.

A equipe técnica do projeto está em fase final de elaboração do Caderno de Promoção da Saúde do Adolescente e do manual técnico O Cuidado à Saúde do Adolescente na Atenção Básica.  Os dois documentos serão disponibilizados aos profissionais das mais de 40 mil Unidades Básicas de Saúde de todo o país.