Rio Preto da Eva tem “dia de repórter” com adolescentes

Entrevistas, passeio e produção de maquete dão início ao tema “Meu bairro” , no segundo módulo do CJ na cidade do Amazonas

Objetos imitando câmeras e microfones nas mãos e um tema na cabeça.  Com a atividade “Repórter por um dia”, os adolescentes do Cidadania Jovem de Rio Preto da Eva, no Amazonas, entraram para o  segundo módulo do projeto neste sábado, 13 de julho. O objetivo da nova equipe de monitores foi despertar nos jovens, a partir do tema “Meu bairro”,  o interesse pelos espaços com os quais  eles se relacionam.

Foi um dia divertido, com os “repórteres” entrevistando os colegas sobre os detalhes dos bairros onde moram e um passeio até a quadra poliesportiva do bairro Nossa Senhora Rainha da Paz, próximo  à escola onde está centralizado o projeto. Todos caminharam de mãos dadas, conduzidos pelos monitores. 

A ideia era chamar a atenção para a importância de se zelar por um importante espaço de lazer da comunidade. Durante o trajeto, os  adolescentes avaliaram os locais por onde passavam, já que tinham outro trabalho a fazer no final do dia. De volta à escola, eles se juntaram para produzir uma maquete do bairro, utilizando bandeirinhas de várias cores para identificar os pontos positivos e os locais  que consideram carentes de melhorias na infraestrutura.

Segundo a coordenadora dos monitores, Sylvania Bouderic, todos gostaram muito da experiência:  “O dia foi bastante ‘puxado’, mas interessante para os adolescentes verem a importância que os bairro têm no município. Deu para perceber que eles estão bem sintonizados com os nomes das ruas, a localização dos pontos que precisam de melhorias e de onde são realizados os eventos. São bem criativos e observadores!”