Adolescentes fazem estudo do meio em bosque 

O passeio foi em Pedreira (SP); também houve oficinas em Demerval Lobão (PI) e Cascavel (PR)

As oficinas do Cidadania Jovem em Pedreira, São Paulo,  tiveram uma programação diferente na manhã do último sábado, 3 de agosto. Os adolescentes saíram da escola onde o projeto é realizado para fazer um estudo do meio no Zoo-Bosque Municipal Prefeito Adolpho Lenzi, com direito a piquenique e muitos registros do local. 

O Zoo-Bosque, que chegou a ficar fechado durante sete anos, foi reaberto à visitação pública em agosto do ano passado. Ocupa uma área de 33 mil metros quadrados remanescentes de mata nativa, com inúmeras espécies de plantas e animais. Durante o passeio, os adolescentes conheceram melhor a vegetação e visitaram os recintos dos animais do mini zoológico.

Seguindo orientação da monitoria, fotografaram o que mais gostaram e fizeram algumas entrevistas, como reportagem de apresentação do espaço. Uma das monitoras gravou em vídeo as atividades dos adolescentes.

De volta à escola, no período da tarde, e inspirados pelo passeio, os jovens fizeram pinturas em tela, que levaram para casa como recordação. A ideia foi estimular o protagonismo nas pinturas e trabalhar o conceito de cidadania, com “uma arte que lembre a cidade em que eles residem”, de acordo com o planejamento das oficinas.

Histórias

Em Demerval Lobão, no Piauí, os adolescentes contaram, por meio de desenhos e em roda de conversa, histórias que ouviram de moradores antigos do bairro onde residem. Também tiveram corrida de obstáculos e participaram de uma gincana de perguntas sobre a cidade e os bairros onde moram. Já em Cascavel, no Paraná, a principal atividade do sábado de muito frio foi a exibição de vídeos de animação que abordam a importância da família.