Adolescentes soltam a criatividade nas oficinas

Rio  Preto da Eva (AM): trabalhos artísticos dos jovens são expostos na escola onde funciona o CJ

Discussões sobre temas importantes para a adolescência, práticas corporais e muita arte fizeram deste sábado, 8 de junho, mais um dia produtivo e divertido para os meninos e meninas que participam do Cidadania Jovem. À medida que o projeto avança, aumentam a participação e a integração dos adolescentes com colegas e  monitores.

É o que diz a coordenadora dos monitores de Rio Preto da Eva, Sylvania Bouderic. “A cada sábado de projeto há uma identificação dos participantes. Muito alegra o nosso coração, pois já estamos colhendo frutos. Muitos jovens estão se desenvolvendo em sua oratória, em sua forma de abordar os assuntos e na participação”.

Na cidade amazonense, as oficinas tiveram o objetivo de avaliar as relações sociais por meio dos  trabalhos em grupo. Entre os temas abordados estavam a gentileza, exercitada na brincadeira do tabuleiro, e as diferenças, que os adolescentes expressaram desenhando os colegas.

Também chamou  a atenção a atividade artística com a proposta de reproduzir as obras do artista plástico baiano Isaac de Oliveira, que retratam a natureza em toda a sua exuberância de cores. Com materiais simples como pratos de papelão, papel crepom e giz de cera, os adolescentes puderam soltar a  criatividade e exibir os resultados com  orgulho.

Todos os trabalhos foram expostos e deram um colorido especial às salas de aula da Escola Municipal Governador Gilberto Mestrinho, onde o projeto é realizado.

Arraiá do CJ

Pela manhã os adolescentes de Demerval Lobão, no Piauí, tiveram atividades relacionadas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, data instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No município, a campanha de conscientização é realizada pelas secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, em conjunto com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.  

Durante a palestra ministrada pelo conselheiro tutelar José Roberto de Alencar, os jovens montaram uma encenação sobre o trabalho de crianças que vendem produtos nas ruas. E segundo a coordenadora das oficinas, Leidiane Neres, fizeram várias perguntas à equipe da campanha, o que demonstra desenvoltura e  interesse pelo tema.

Outra parte do dia  foi reservada à produção dos adereços que serão utilizados na montagem do Arraiá do Cidadania Jovem, marcado para o próximo sábado, dia 15. “Os monitores ajudaram e os jovens mesmo confeccionaram as bandeiras, os balões, todos os adereços que vamos utilizar na festa”,  conta Leidiane.

 

Qual é a música?

Em Pedreira, São Paulo, os monitores priorizaram a questão da identidade dos adolescentes. Uma das atividades foi identificar o gosto pessoal dos jovens por estilos musicais e estimular o respeito às preferências alheias.

Cada um escolheu sua música favorita e apresentou ao grupo, com um trecho escrito e desenhos, que formaram um painel com todas as contribuições. Ao final, todos cantaram e dançaram, de acordo com os diferentes ritmos.

Prazeres e perigos da adolescência também foram apontados pelos adolescentes para discussão em roda de conversa da oficina de Cidadania e Protagonismo.

E como  práticas corporais, o dia foi de gincana, com três desafios para os grupos: corrida do saco, caminhada com uma colher na boca, segurando uma bolinha, e o exercício de pular por entre bambolês posicionados no chão.