Goianésia – GO

Goianésia é considerada a Princesa do Vale do São Patrício, por seu expressivo desenvolvimento e sua população, de cerca de 69 mil habitantes – a maior dos 23 municípios que compõem esta importante região de Goiás, no Centro-Oeste brasileiro. Está a 177 quilômetros da capital do estado, Goiânia, e a 240  quilômetros de Brasília, Distrito Federal.

Emancipado em 1953, é um município historicamente agrícola. Teve início a partir de fazendas fundadas por famílias vindas de Minas Gerais e de outros estados em busca de melhores condições de vida com o cultivo do café. A esta atividade sucederam-se a pecuária leiteira e o plantio de arroz, milho e feijão. Mas foi a cultura da cana-de-açúcar, a partir de 1968, que acabou determinando a principal fonte de recursos de Goianésia. Hoje o município tem  instaladas três grandes usinas de álcool, açúcar e energia.

A região também se tornou um polo importante de educação no estado, onde Goianésia também se destaca com a presença de várias instituições de ensino superior.”