Cidadania Jovem abre inscrições para capacitação de monitores em mais duas cidades

O projeto Cidadania Jovem está com inscrições abertas para capacitação em monitoria nas cidades de Cascavel, no Paraná, e Rio Preto da Eva, no Amazonas. A participação é gratuita e os interessados devem residir nos respectivos municípios, ter idade entre 22 e 35 anos, Ensino Médio Completo e tempo disponível para as aulas.

Tanto em Cascavel quanto em Rio Preto da Eva, a capacitação está marcada para os dias 26 e 27 de abril. Serão 12 horas presenciais divididas em dois módulos: quatro horas na sexta-feira, das 18 às 22 horas, e oito horas no sábado, das 8 às 17 horas, com intervalo para almoço. Após a fase presencial, o projeto prevê mais 40 horas de aula na modalidade de Educação a Distância (EaD).

O Cidadania Jovem é um projeto de promoção da saúde de adolescentes com o objetivo de contribuir para a formação integral dos meninos e meninas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), em parceria com a Bayer e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Os monitores são capacitados e selecionados para conduzir oficinas de arte educação que serão realizadas todos os sábados, durante 10 meses, com grupos de adolescentes. Na fase presencial da formação, a equipe do núcleo pedagógico apresentará o projeto em detalhes, abordará o tema adolescência e discutirá com os participantes, entre outros assuntos, a resolução de conflitos e as formas de trabalho com os jovens, para que os monitores tenham os subsídios necessários ao planejamento das oficinas.

Além da possibilidade de participar do Cidadania Jovem, os inscritos que concluírem a capacitação estarão preparados para atuar  junto às suas comunidades como agentes educacionais em outros projetos e instituições já existentes, e também desenvolver novas  iniciativas  que tenham por objetivo contribuir para a formação dos adolescentes.

O Cidadania Jovem foi criado pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), e é realizado em parceria com a empresa Bayer e o  Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O projeto vai beneficiar diretamente 500 adolescentes – 100 em cada um dos cinco municípios selecionados. Além de Cascavel e Rio Preto da Eva, participam os municípios de Pedreira (SP) e Demerval Lobão (PI), onde a capacitação de monitores já foi realizada. O quinto município está sendo consultado na região Centro-Oeste do país.

Locais onde serão realizadas as capacitações

Cascavel: auditório da Secretaria Municipal de Saúde – rua Pernambuco, 1900, Centro.

Rio Preto da Eva: Câmara Municipal, rua Governador Pimenta Bueno, 16 – Centro

 

Rolar para cima