Estão abertas as inscrições para o processo de capacitação e seleção dos monitores do Cidadania Jovem, que tem o objetivo de contribuir para a formação integral de adolescentes. Podem se inscrever pessoas que residam nos municípios onde o projeto será realizado em 2019: Cascavel, no Paraná; Demerval Lobão, no Piauí; Pedreira, em São Paulo,Rio Preto da Eva, no Amazonas e Goianésia, Goiás.
A participação é gratuita e os interessados devem ter idade entre 22 e 35 anos, Ensino Médio Completo e tempo disponível para as aulas. Serão 12 horas presenciais divididas em dois módulos durante um final de semana em cada um dos municípios , e mais 40 horas na modalidade de Ensino a Distância.
Além da possibilidade de participar do Cidadania Jovem, os inscritos que concluírem a capacitação estarão preparados para atuar junto às suas comunidades como agentes educacionais em outros projetos e instituições já existentes, e também desenvolver novas iniciativas que tenham por objetivo contribuir para a formação dos adolescentes.
Entre as atribuições previstas, os monitores selecionados para o Cidadania Jovem deverão, a partir da capacitação, ajudar a divulgar o projeto junto aos adolescentes, efetuar as inscrições, planejar as oficinas, organizar o ambiente e o material pedagógico a ser utilizado, acolher os jovens, relatar as atividades e zelar pelo espaço físico, equipamentos e materiais de consumo durante as atividades.
As oficinas serão realizadas todos os sábados, durante 10 meses, em local a ser definido pelas prefeituras locais.
O projeto
O Cidadania Jovem foi criado pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), e é realizado em parceria com a empresa Bayer e com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Nasceu da necessidade de atenção especial para meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, de 12 a 15 anos de idade, fase em que estão mais sujeitos a hábitos e decisões que podem comprometer as etapas subsequentes de suas vidas.
O foco é promover a saúde, entendida como qualidade de vida. Ou seja, oferecer aos adolescentes conhecimentos importantes para o bem-estar físico, mental, emocional e psicossocial que é necessário para enfrentar a conturbada transição da infância para a vida adulta, levando em conta todo o contexto em que eles vivem.
Por ser este um projeto de educação não formal, fora currículo escolar, o trabalho será realizado por meio de oficinas com diferentes atividades artísticas, culturais e esportivas, que darão as oportunidades de expressão, convívio e aprendizado de valores que possam contribuir para o protagonismo dos jovens na construção da cidadania e dos seus projetos para o futuro.
São os monitores previamente capacitados pelo projeto que conduzirão essas oficinas aos sábados, sempre com apoio e acompanhamento da equipe do Ipads na elaboração e no desenvolvimento das atividades, além de avaliações periódicas do andamento dos trabalhos para o constante aprimoramento do projeto.
ATENÇÃO!
As inscrições para monitoria no Projeto Cidadania Jovem estão encerradas! Agradecemos a demonstração de interesse por parte dos inscritos! Acompanhe o projeto pelas mídias!
FACEBOOK: https://www.facebook.com/projetoCJ/
INSTAGRAM: @cidadaniajovem
0 comentário