Seminário Internacional de Políticas de Redução de Danos: história, atualidade e perspectivas

 em General

O IPADS ,  Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social em parceria com a Faculdade São Leopoldo Mandic realizaram o “Seminário Internacional de Políticas de Redução de Danos: história, atualidade e perspectivas ”, ocorrido no dia 17 de maio de 2019 na cidade de Campinas/SP, com a participação de profissionais de saúde, profissionais liberais, docentes, pós-graduandos e estagiários, representando 13 municípios, 7 instituições de ensino, 9 outras organizações com aproximadamente 200 participantes.

A programação contou com a participação de antropólogos, médicos, psicólogos, toxicologistas e psiquiatras além das participações internacionais do Dr. Kevin McGuirr (professor da Universidade de São Francisco na Califórnia onde desenvolve estudo do uso de dispositivos eletrônicos de nicotina em população com transtornos mentais severos) e Dr. José Queiroz (Diretor Executivo da Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES), entidade da sociedade civil de Portugal que trabalha com comunidades e públicos em situação de vulnerabilidade).

Durante o seminário foram discutidos assuntos relevantes sobre as Políticas de Redução de Danos em Saúde voltados a minimizar impactos a saúde em pessoas que não podem ou não desejam parar de utilizar drogas, álcool e tabaco. Sendo apontado a necessidade da inclusão do tabaco na política de Redução de Danos à Saúde. A qualidade e a diversidade no debate propiciaram a elaboração de um documento síntese que foi denominado Carta de Recomendações, disponibilizada neste link CARTA DE RECOMENDAÇÕES”

 

 

Publicações Recentes